terça-feira, 5 de abril de 2011

Centro Cultural e Espiritual Ortodoxa Russa em Paris

O escritório russo Arch-group e estúdio francês Sade Sarl, no mês de março ganhou uma competição internacional para projetar uma igreja ortodoxa russa e um centro cultural ao lado da Torre Eiffel, em Paris.
O instituto centro Cultural e Espiritual Ortodoxa Russa vai incluir um grande jardim público rodeado por uma parede de vidro de telas multimídia.
Essa parede é como um véu que cobre todo o jardim, que une o centro cultural e da igreja de pedra, com nove cúpulas douradas.
Jardim interno


As informações que seguem são textos traduzidos do site Arch-group:

O planeamento urbano

O complexo em questão situa-se no cruzamento da avenida Quai Branly e Rapp, que juntos formam o local de (la Résistance). fachada posterior do complexo em frente na Rua da Universidade. O sítio está localizado no canto oriental do grande triângulo formado pela avenida Rapp, quai Branly, e avenue de la Bourdonnais. canto nordeste do site tem vista para a Place de la Résistance na frente de Pont de l'Alma. Este canto se correlaciona com a esquina do edifício do outro lado da praça, na intersecção de Quai d'Orsay eo Bosquet avenida.
Um aspecto importante do ponto de vista do planejamento urbano é que o projeto apresenta um design "canto de Paris" arredondado enfático correspondentes aos princípios que moldaram o layout existente para a zona envolvente construída. Este canto e da fachada norte moldar a visão de Pont de l'Alma, que é uma estrada importante e animada principal que liga o arrondissements 7 e 8.
fachada norte do local rostos Quai Branly, que faz parte do passeio turístico de Notre Dame à Torre Eiffel.

O projeto arquitetônico da fachada norte do edifício e a sua utilização de telas de mídia são de especial importância, dada a intensidade do tráfego de Pont de l'Alma e os fluxos de pedestres ao longo de Quai Branly.

Diretamente adjacentes ao complexo de Quai Branly é um edifício antigo palácio. Do outro lado do palácio é um museu mundialmente famoso (projetado por Jean Nouvel), que tem uma parede de vidro em frente ao aterro e triagem fora de seu jardim e bloquear museu modernista multi-colorido. Desta forma, o palácio está incorporada no diálogo entre os dois complexos modernos enquadrá-la em ambos os lados.

Um dos componentes mais importantes do projeto aqui proposto é o grande jardim, que ocupa todo o local. Este jardim está aberto ao público, e nela fica a Igreja Ortodoxa Russa. O eixo da igreja coincide com o eixo de simetria da fachada lateral do palácio. Desta forma, o projeto proposto não traz apenas um pitoresco jardim para o aterro, mas visualmente libera a fachada lateral do palácio, que se junta com a igreja na formação de uma composição, axial simétrica do tipo que é tradicional para o antigo centro de Paris.

O projeto envolve a criação de uma nova pista interna no local, que funciona entre o palácio existente e da Igreja Ortodoxa Russa. As entradas estão igualmente a ser criado na rue de l'Unviersité e Rapp avenida. A entrada da avenida Rapp é destinado a pessoas que entram na igreja em ocasiões festivas e procissões da Cruz.



Clique acima para ampliar a imagem


Clique acima para ampliar a imagem



Arquitetura

Princípios gerais:

A idéia principal por trás do complexo arquitetônico é empregar a arquitetura da igreja tradicional em um moderno complexo cultural e religiosa. O elemento unificador é um dossel transparente, que desce as cúpulas da igreja, abrange o jardim, e curvas em torno do edifício de esquina reconstruído. Ao ligar todas as partes do complexo, o dossel dá integralidade, refletindo o fato de que as funções religiosas e seculares estão aqui ... combinado. A integralidade do conjunto também torna possível para enfrentar os desafios de planejamento urbano e para recriar a esquina de uma das quadras do centro de Paris »de rua.

Todo o visual do complexo visa criar uma imagem positiva e aberta da igreja ortodoxa russa - que fará com que os habitantes último atraente e interessante aos paroquianos e e visitantes para a cidade de Paris. A arquitetura do complexo deve atrair novas pessoas de todas as idades e acende neles o interesse pela cultura espiritual russo.
Como nos tradicionais complexos igreja cristã, toda a área ao redor da igreja é um jardim com um muro. No projeto aqui proposto, este limite é mais simbólico do que real - uma vez que consiste de uma parede de vidro feito de vidro revestido de refletividade reduzida. Isso torna o complexo aberto ao sol, ar, e os olhares das pessoas olhando para dentro A parede de vidro é uma fachada de mídia em que imagens estáticas e dinâmicas podem ser exibidos, juntamente com os anúncios dos próximos eventos no centro cultural, exposições, religiosos feriados, imagens de ícones, e assim por diante. O projeto prevê a possibilidade de usar idéias inovadoras de mídia para criar uma nova realidade, "segundo" interativa no espaço aberto e fechado, e estabelecer uma interação entre personagens e objetos e holográfica do mundo real, criando um novo tipo de comunicação em tempo real. Isso gera uma margem enorme para a construção de um grande número de programas de caráter espiritual, cultural, estético e desenvolvimento e para chamar a atenção de pessoas de diferentes gerações (e sobretudo os jovens) para as actividades do centro.

A igreja está situada no local onde a fita do dossel e a fita do jardim, reunindo-se no prédio de esquina, divida em dois ao se aproximar do barranco.

Passando por todo o local é uma pista nova, que está pavimentado com grandes lajes de pedra com grama crescendo entre eles. Esta passagem cria uma passagem através de Quai Branly a rue de l'Université, dando acesso a todas as partes do complexo cultural e religiosa - isto é o jardim, a igreja e edifício de esquina.

O projeto utiliza três principais materiais - pedra branca para a igreja (que simboliza a tradição russa); Paris pedra para o edifício de esquina e de vidro para a (simbolizando a abertura e proteção, ao mesmo tempo) do dossel.

A copa abrange as três principais partes do complexo - a igreja, o jardim (que ocupa todo o local), e reconstruído edifício de esquina "parisiense", que acomoda todas as demais funções.
Clique acima para ampliar a imagem
Clique acima para ampliar a imagem
Clique acima para ampliar a imagem





A igreja:

No centro do local e no centro do jardim, por de trás da fachada de vidro de mídia com vista para o dique e avenida Rapp, fica a Igreja Ortodoxa Russa. O projeto prevê a construção da igreja em estilo decorrentes do séculos 14 a 16 como uma estrutura pura e simples, que serão especialmente bem legível, no contexto da fachada lateral do palácio. A igreja enfrenta estritamente leste, com um desvio de mais de 5 graus.

A igreja tem cinco cúpulas, três naves e santuários lateral. Seu volume principal está de acordo com as proporções alongadas da igreja tradicional, mas a área do piso do interior é de aproximadamente 400 m2, como resultado da parte inferior expandida. Existe a possibilidade de criação de um menor, de um único altar da igreja subterrânea (cripta).

A igreja deve ser no estilo dos séculos 14 a 16 e constituído por grandes lajes de calcário branco importado especialmente para este fim a partir de Rússia.

O principal, de entrada, a oeste da igreja é do beco novo. Existem duas entradas adicionais - no sul e no norte lados - o que pode ser usado em ocasiões festivas e rituais. Em frente à entrada norte, há um pequeno quadrado no jardim, onde as pessoas podem ficar na frente da igreja nos dias em que há presença de grande escala. A entrada norte também pode ser usado para a Procissão da Cruz - que vai entrar no complexo da avenida Rapp, a volta do complexo ao longo do talude, e retornar ao longo da pista de novo.

As cúpulas são construídos usando uma tecnologia especial que lhes dará uma aparência tradicional durante o dia, mas permitir que uma luz dourada para mostrar através da pintura à noite.

Todos os tambores de cúpulas da igreja são de vidro, permitindo que o interior da igreja para ser iluminadas pela suave e dispersa a luz natural durante o dia. As janelas dos tambores e das paredes da igreja são concebidos de forma a evitar a luz solar direta, especialmente perto da 'Royal Gates.

O interior tem pinturas tradicionais no estilo de Andrey Rublev. O santuário oeste, na entrada principal tem uma escadaria que desce para a parte inferior da igreja. O coro situa-se na segunda camada sobre a muralha ocidental e é acessado através de uma escada em espiral pequeno.

A igreja matriz tem uma capacidade máxima de 600 pessoas, enquanto a parte inferior da igreja pode acomodar 400 pessoas.

A igreja pode ser utilizado para eventos públicos - e os acontecimentos de carácter cultural, bem como a natureza religiosa, de modo a estimular o interesse pela cultura russa ortodoxa.



O jardim:

O jardim em nosso projeto tem um significado simbólico importante. Graças ao sistema de terraços e o telhado verde e terraços do edifício do centro cultural, o jardim ocupa toda a parcela de terreno - a partir do aterro, continua atrás da igreja, e subir ao terraço do edifício da esquina 'parisiense' para o sino da torre. A baixa torre sineira formas o ponto mais alto do complexo (com excepção das cúpulas), que fica no jardim, no telhado do edifício de esquina.

Os terraços verdes e telhado, no qual há uma saída de ambos os andares residenciais e centro cultural, vai oferecer uma visão incomum de Paris e da copa do complexo e cúpulas.

O eixo lateral do jardim é formado pela linha absolutamente reta da pista nova, que é complementada por um jardim romântico russo em três níveis.

A maioria das plantas no jardim são 'verdes Trindade "do tipo que é tradicional na Rússia - bétula, abeto, maple, calcário e cinzas. Isso se encaixa com o fato de que a igreja no jardim é dedicado à Santíssima Trindade. Dentro do raio interno da parede de pedra branca no canto de frente para a Pont de l'Alma é um pequeno lago com uma fonte borbulhante e uma pequena área de relaxamento protegido do barulho e olhares das outras pessoas.

Na esquina de Quai Branly eo beco três novas árvores existentes serão preservados. Eles se tornarão uma parte orgânica do jardim, servir como um símbolo de uma atitude tato e carinho para a história deste local e da cidade como um todo.















Centro Cultural e Espiritual Ortodoxa Russa em Paris
Arquitetos:
Manuel Nunes-Yanovsky,
Krymov Mikhail,
Alexey Goryainov
Cliente: Governo russo
4500 m².
2011 г.






Mais informações, acesse o site do escritório Arch-group.